A construção do sistema de inteligência acadêmica da Barão de Mauá

Resultados obtidos pelo centro universitário apareceram já no primeiro ano de trabalho

A Barão de Mauá é um centro universitário de Ribeirão Preto/SP que sempre busca se distinguir da concorrência, marcada por IES públicas renomadas, IES de grandes grupos ou IES privadas tradicionais. Neste contexto, definiu um grande projeto de incremento de qualidade em que fui acionado para uma das etapas. Comecei a trabalhar com eles no início de 2021, ainda em meio à pandemia. O primeiro objetivo era ter um diagnóstico preciso e útil do desempenho de todos os cursos no Enade, o que fiz em conjunto com a Reitoria, coordenadores de curso e seus integrantes do NDE, logo após as diversas formações práticas que ministrei para os instrumentalizar na ação. As primeiras evidências do que melhorar emergiram deste diagnóstico, que constrói uma interface entre os PPCs e os relatórios do INEP. São identificadas as lacunas do planejamento e as fragilidades da aprendizagem, que propiciam a aprendizagem organizacional nas equipes docentes e o início do processo de aprimoramento contínuo dos cursos. Preparados mais de 100 multiplicadores qualificados para a construção de um sistema de inteligência acadêmica, era hora de compartilhar o aprendizado com os mais de 300 docentes. Se as equipes de coordenação se preocupariam com os exames de suficiência profissional ao final do curso, os professores tinham que se preocupar com a aquisição de competências pelos estudantes nas disciplinas ao longo do processo de formação. Começaram então as formações docentes para construir instrumentos de avaliação que propiciassem um mapeamento da aprendizagem mais efetivo e fossem comparáveis entre si – capazes de acompanhar a evolução das turmas com acuracidade. Após preparados em oficinas práticas que conduzi para compreender a estrutura, tipologia, aplicabilidade e correção das questões, os processos de testagem e avaliação nas disciplinas foram institucionalizados e começaram a ser aplicados. As questões ficaram mais coerentes com desafios profissionais reais e, claro, mais complexas e inteligentes. O nível das provas subiu, e todos os atores do processo foram apoiados para trilhar esse novo caminho. Os primeiros resultados apareceram já no primeiro ano de trabalho. No Enade 2021, quatro dos seis cursos obtiveram conceito 4, triplicando o número de cursos da Barão de Mauá neste nível. No Enade 2022, uma explosão de resultados: cinco cursos alcançaram o conceito 5 e onze o conceito 4, decuplicando para 20 os cursos avaliados com os melhores conceitos do INEP desde o início do trabalho. Estamos esperando ansiosamente os resultados do Enade 2023! Por meio de evidências, acreditamos em outra clara evolução, mas sabemos que resultados assim não são mágicos. Temos mantenedores, reitoria e pró-reitorias diligentes, coordenadores de curso entusiasmados, professores engajados e estudantes comprometidos num só objetivo: fazer da Barão de Mauá o melhor lugar para formar profissionais de alto nível!

Share