Alexandre Nicolini, mais uma vez, foi um dos especialistas convidados pelo Semesp e pelo Consórcio STHEM para orientar as decisões das instituições de ensino superior relacionadas ao seu planejamento institucional para 2026, no documento Tendências do Ensino Superior na Opinião de Especialistas, lançado pelas duas entidades no último dia 10 de fevereiro.
“A publicação reúne a visão de renomados especialistas em educação superior sobre os principais desafios e oportunidades do segmento, com o objetivo de orientar as decisões de planejamento institucional e acadêmico das IES, por meio de um processo estruturado de observação de sinais, análise de dados e construção de cenários, estimulando os gestores a redefinir suas prioridades, estratégias e investimentos”, destaca Nicolini.
Segundo Nicolini, “considerando que o avanço da oferta de cursos semipresenciais será uma das grandes novidades para 2026, enfatizei que o desenho desses modelos será um fator crítico de sucesso e que as instituições precisam de rigor conceitual e métodos adequados. Defendi que os currículos devem ser formatados por projetos e focados na aprendizagem, permitindo a sua personalização. Incrivelmente, um design curricular voltado para a qualidade e eficiência também torna a sua operação eficiente e sob custos reduzidos”.
Ele também destacou no documento que “o currículo precisará ser desenhado para formar profissionais contemporâneos e que possuam as habilidades, atitudes e competências que o mercado de trabalho exige. E reiterei minha convicção de que a construção de um mindset proativo será muito importante para quem pretender forjar uma carreira de sucesso”, diz.
A publicação do Semesp e do Consórcio STHEM oferece subsídios importantes para o planejamento estratégico e para a tomada de decisão das IES que desejam se manter relevantes, sustentáveis e competitivas, em um cenário de mudanças regulatórias e reorganização acadêmica impulsionadas pelas novas tecnologias digitais e pelos ambientes virtuais de aprendizagem, e é um convite para todos os gestores e educadores se aprofundarem na discussão por meio da leitura completa do documento, que pode ser acessado aqui.


Add a Comment