Artigo Correio Braziliense

Artigo de Nicolini é publicado no Correio Braziliense

O jornal Correio Braziliense publicou nesta terça-feira (8) artigo de Alexandre Nicolini que discute os insumos que avaliam a formação no ensino superior no Brasil. Com o título “Engajamento e titulação não garantem nota no Enade”, o artigo ressalta que, embora sejam insumos importantes para o conceito preliminar de curso (CPC), nada garante que estudantes engajados e docentes titulados gerem estudantes mais bem formados.

“Professores com mestrado estão bastante acessíveis às IES pelo Brasil, ainda que a distribuição não seja das melhores. É diferente com doutores, que têm mais peso, mas são evitados por várias IES pelo seu custo, que é pouco maior. Já a dedicação informada no Censo definitivamente merece mais atenção por parte do INEP”, comentou Nicolini sobre o conteúdo do artigo publicado pelo jornal de Brasília.

Segundo o autor, “os estudantes são alvo frequente de um trabalho de convencimento de que estão recebendo uma excelente formação e apoio para completá-la, mas dá-se 15% de peso para a parte menos capacitada a avaliar o processo formativo”. Para Nicolini os resultados são dois: “Primeiro, não se consegue estabelecer uma correlação entre professores titulados/dedicados e estudantes engajados com os resultados do Enade e IDD; segundo, estes dois insumos inflacionam o CPC – e termina sempre salvando a pele de quem não consegue fazer melhor o que deveria, ou seja, ensinar”, conclui.

Leia o artigo completo aqui.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *