O jornal Correio Braziliense publicou na última terça-feira (15) matéria com a análise de Alexandre Nicolini sobre os cursos com as notas máximas no Enade. O objetivo, segundo ele, foi “lançar luz sobre os reais resultados da avaliação da aprendizagem aferidas pelo exame”, que teve seus dados divulgados na última sexta-feira (11) pelo MEC.
Nicolini detalhou na matéria os 12 cursos que obtiveram desempenho máximo nos componentes da Formação Geral (FG) e Formação Específica (FE). Entre eles, estão a Universidade Federal do Paraná (com veterinária e biomedicina) e o Instituto Militar de Engenharia (com as engenharias mecânica e civil), únicas instituições com dois bacharéis entre os conceitos máximos. Nos cursos superiores de tecnologia, foram destaque radiologia (Unichristus), segurança do trabalho (Fametro) e gestão ambiental (Universidade Santa Cecília).
Apesar do destaque, Nicolini reforçou que as notas máximas não significam excelência plena. Segundo ele, “as notas brutas dessas IES em FG e FE mal ultrapassaram 70%, quando ultrapassaram”.
Leia a matéria completa aqui.
Add a Comment