Alexandre Nicolini foi entrevistado pela revista Ensino Superior em matéria sobre a ampliação do escopo da avaliação pelo Enade. A reportagem, produzida pelo jornalista Rubem Barros, destacou que mais de 1.100 municípios de todos os estados brasileiros já aderiram ao novo sistema e que a prova poderá ser utilizada tanto como instrumento único para contratação dos formandos como poderá ser combinada com outros instrumentos avaliativos para a escolha dos novos docentes das redes.
Nicolini destacou que os resultados da Prova Nacional Docente servirão como uma certificação de suficiência profissional, compondo um banco de dados a ser utilizado por estados e municípios em seus processos de contratação de professores. “Os municípios não terão mais o custo de gerar uma prova para contratar. Terão os resultados da Prova Nacional Docente disponíveis todos os anos. E aqueles que quiserem complementar a prova teórica com uma avaliação prática vão poder realizá-la já com esse primeiro filtro feito”, afirmou o pesquisador e consultor.
Alexandre Nicolini disse ainda que “os municípios vão aderir também por questões jurídicas”, considerando que a organização de editais de concursos e sua posterior realização estão sempre sujeitas a tentativas de impugnação por candidatos que se sentem prejudicados, e que no caso das provas realizadas pelo Inep a larga experiência da instituição minimiza essa possibilidade.
Leia a matéria completa.


Add a Comment