tend 2025

Nicolini participa de documento sobre tendências

Alexandre Nicolini foi um dos especialistas convidados pelo Semesp e pelo Consórcio STHEM para orientar as decisões das instituições de ensino superior relacionadas ao seu planejamento institucional, no documento Tendências do Ensino Superior para 2025, lançado pelas duas entidades no dia 6 de fevereiro, em parceria com a revista Ensino Superior.

O documento foi criado como uma reflexão com a participação de 81 especialistas e visa a estimular os gestores de IES a identificar ou repensar suas prioridades, estratégias e investimentos. Organizada em blocos temáticos, a publicação permite uma compreensão assertiva das tendências da educação superior pelas IES.

“Há uma década a educação superior passou por um importante ponto de inflexão: aumento da competição, concorrentes em EAD, restrições de financiamento, novas metodologias e revolução tecnológica. E tudo isso ocorreu ao mesmo tempo”, afirmou Alexandre Nicolini ao falar sobre a sua participação no documento

Segundo Nicolini, “nesse cenário de tormentas, é importante contar com mapas confiáveis e bússolas precisas, que é o que a publicação propõe, num formato que procura construir sentidos a partir das reflexões dos especialistas, funcionando como um guia para a tomada de decisões, em face dos desafios que esperam o ensino superior ao longo deste ano”.

“Minha contribuição está no capítulo Novos Modelos Acadêmicos, nas páginas 21, 24, 25 e 26 do documento, pois todas as mudanças ensejam um novo padrão de instituição de ensino superior que seja flexível, eficaz e desejável. E como é um documento público considero importante que as IES o distribuam para todos os professores e coordenadores. Conhecimento nunca é demais, ainda mais quando trabalhamos numa organização em que o conhecimento é o coração e a razão de ser dela”, concluiu Nicolini.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *