PPC Site Nicolini

Qual o grau de engajamento dos docentes e das IES na prática do Projeto Pedagógico do Curso?

Estabelecendo uma analogia entre engajamento mútuo, enquanto aspecto marcante da Comunidade de Prática (CoP), e o engajamento dos docentes e das IES para a prática do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o objetivo deste artigo é identificar o grau de engajamento de ambos na prática. A pesquisa é quantitativa, descritiva, bibliográfica e de campo com docentes de todo o país, adotando o método survey, com o apoio da ferramenta survey monkey. Para o tratamento dos dados foi utilizada estatística descritiva e análise de clusteres, pelo método two steps (duas etapas). Para fins de análise foram considerados três aspectos do engajamento mútuo: o tratamento da diversidade e parcialidade, a complexidade das relações mútuas e a promoção do engajamento. Como conclusão tem-se que, no caso do PPC, o engajamento mútuo entre docentes e IES para sua prática não acontece, nem mesmo de forma voluntária e espontânea, o que prejudica a utilização deste como um instrumento estratégico.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *