Serviços

Nossos SERVIÇOS

Áreas de Especialização

Projetos Pedagógicos

A formulação adequada do Projeto Pedagógico de Curso permite aumentar a qualidade da formação dos estudantes e, ao mesmo tempo, reduzir os custos de operação da IES. Sua IES está preparada para equacionar esse grande desafio?

Métodos de Ensino

Uma experiência planejada de ensino-aprendizagem consegue incrementar os domínios cognitivos e aumentar a retenção dos estudantes. Sua IES sabe como preparar os professores para essa realidade mais complexa?

Avaliação da Aprendizagem

Um monitoramento dos resultados das avaliações identifica as lacunas de aprendizagem e acompanha o progresso dos estudantes para o ENADE e o mercado de trabalho. Sua IES consegue gerar estes feedbacks?

Avaliação Institucional

Uma conciliação entre os Atos Autorizativos e a prática na sala de aula garante melhores resultados nas visitas in loco e na organização da força de trabalho. Os colaboradores da sua IES conseguem fazer esta interface?

NOSSOS SERVIÇOS

Avaliação de Projetos

A experiência em avaliação de projetos de Alexandre Nicolini teve início em 2010, como avaliador in loco e ad hoc das condições de oferta de cursos universitários. Desde então, ele tem avaliado dezenas de projetos educacionais, sempre investido de autoridade pelo Ministério da Educação do Brasil, visando a conferir autorização, reconhecimento e renovação do reconhecimento destes cursos.

Para medir a eficácia, eficiência e efetividade dos projetos avaliados, Alexandre Nicolini acumula conhecimento teórico e prático na utilização de métodos estruturados de coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos, bem como na elaboração de relatórios detalhados. Os trabalhos de avaliação são embasados em recomendações que apresentam juízo de valor e têm como objetivo a melhoria da qualidade dos projetos, para que recebam o aval do Governo Federal do Brasil.

Como avaliador, Alexandre Nicolini detém domínio e perícia na organização das funções, no ordenamento das tarefas e na colaboração com os demais membros das equipes de avaliação dos projetos. Sua atuação revela compreensão dos desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior, seus colaboradores e equipes avaliadoras, contribuindo também para o aprimoramento do próprio processo avaliativo.

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NOSSOS SERVIÇOS

Palestras

Conheça as palestras realizadas por Alexandre Nicolini

As palestras abordam as quatro áreas de especialização de Alexandre Nicolini (Projetos Pedagógicos, Métodos de Ensino, Avaliação da Aprendizagem e Avaliação Institucional) e podem ser personalizadas a partir das necessidades de cada IES, proporcionado resultados proveitosos para todos os seus públicos: dirigentes, coordenadores, professores e estudantes.

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Palestras por área de especialização

Projetos Pedagógicos

Currículos inovadores e assinatura de aprendizagem no ensino superior

Quando o ensino superior migra dos conteúdos para as competências, adequar-se ao Sinaes não basta: é necessário desenvolver uma assinatura de aprendizagem que diferencie a sua IES de seus concorrentes. Esta palestra, com apresentação da metodologia de projetos sinérgicos de aprendizagem, mostra que um projeto de excelência não custa mais caro se as premissas do design curricular combinam objetivos claros, custos de operação adequados e grande impacto social!

Revolução digital e inteligência artificial na educação superior

A Revolução Digital está transformando o mundo e a Inteligência Artificial está apenas no alvorecer da sua existência. O ensino superior estará em perigo com o advento das microcertificações que qualquer assistente de IA pode criar? Esta palestra, com apresentação da metodologia de projetos sinérgicos de aprendizagem, discute como as IES devem repensar seus cursos e programas a partir das premissas da Gestão da Aprendizagem utilizando a tecnologia como ferramenta!

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Palestras por área de especialização

Métodos de Ensino

Metodologias ativas, tradicionais e a articulação com a Taxonomia de Bloom

É importante descobrir como funciona o cérebro e seu processo de cognição para poder organizar de forma pragmática o processo de ensino-aprendizagem. Esta palesta mostra, com a apresentação da Taxonomia de Bloom e de métodos tradicionais e ativos, como a aprendizagem não é um processo mecânico de transmissão de saberes, discutindo os domínios cognitivos dos estudantes e o impacto da adequação dos métodos escolhidos nas experiências de aprendizagem.

Contrapondo teoria e prática em projetos integradores de extensão

A curricularização da extensão colocou um desafio para as IES: como inserir 10% de carga horária no seu PPC? Esta palestra mostra, por meio da contraposição de teoria e prática e da regulamentação da extensão, como esse movimento pode ser incorporado ao currículo de forma racional ao se propor projetos integradores disciplinares de impacto social, com grandes ganhos de aprendizagem, prestação de serviços à comunidade e melhoria da imagem institucional.

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Palestras por área de especialização

Avaliação da Aprendizagem

Avaliação por competências e a construção do mindset para o mercado

Uma boa avaliação deve apontar mais do que a aprovação de um estudante. O que realmente interessa é sua capacidade de verificar a aquisição de competências profissionais, localizar as lacunas e fragilidades e criar oportunidades de aprimoramento. Esta palestra, tendo por base questões objetivas, discursivas e a Taxonomia de Bloom, demonstra como uma avaliação eficaz deve contar com instrumentos de aferição confiáveis e adequados ao que se quer saber.

Sistemas de Inteligência Acadêmica: a ciência de dados da aprendizagem

Como um curso superior, mesmo aplicando uma centena de avaliações aos estudantes ao longo do curso, ainda se surpreende com os resultados no Enade? Toda avaliação é essencialmente uma coleta estruturada de dados sobre aprendizagem que precisam ser categorizados, analisados e configurados em evidências. Esta palestra, com apresentação sobre o Sistema de Inteligência Acadêmica e matrizes de referência, revela como as IES podem sistematizar o processo.

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Palestras por área de especialização

Avaliação Institucional

Quatro ilusões sobre o Enade e seus fatores críticos de sucesso

Quase três décadas depois do início da avaliação do ensino superior, o Enade ainda não é inteiramente compreendido pelos dirigentes e coordenadores das IES. Essa lacuna gera planos de ação pouco eficazes, desperdiçando tempo e recursos. Esta palestra mostra quais são os erros mais comuns, desmistifica o processo e indica fatores críticos de sucesso para as IES.

Gestão da aprendizagem: o Sinaes ligado à aprendizagem por competências

As políticas públicas de ensino e avaliação baseiam-se inteiramente na aquisição de competências pelos estudantes, tendo o Sinaes como um importante direcionamento para a qualidade da formação. Entretanto, bons conceitos como CI e CC não têm sido seguidos por Enade e IDD equivalentes. Esta palestra explora onde está o descasamento entre promessa e resultados

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Oficinas de aprendizagem

Conheça as Oficinas de Aprendizagem Oferecidas por Alexandre Nicolini!

São mais de 30 oficinas práticas de aprendizagem voltadas para dirigentes, docentes e discentes das IES, oferecidas nas quatro áreas de especialização do orientador acadêmico Alexandre Nicolini para atender às necessidades específicas da sua IES, e que poderão ser personalizadas a partir das suas sugestões e demandas.

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Oficinas de Aprendizagem

Oficinas de Projetos Pedagógicos

ITINERÁRIO DE APRENDIZAGEM: ORGANIZAR OS PROJETOS PEDAGÓGICOS EFETIVOS DOS CURSOS

Gestão da Aprendizagem e estratégias integradoras

Os dirigentes devem saber planejar as ações de formação, determinar quais são os métodos de aprendizagem mais aderentes, avaliar a aprendizagem conseguida pelos estudantes e compará-las com os resultados das avaliações institucionais internas e externas.

Projetos pedagógicos e formação tridimensional

Os dirigentes devem saber integrar todas as ações de formação teóricas e práticas, estimar as ações que levam à transformação de comportamento dos estudantes, articular as ações de formação para aquisição de competências e estipular como se dará a relação de ensino-aprendizagem.

Currículos inovadores e estruturação da matriz

Os dirigentes devem demonstrar quais são as características do perfil profissional pretendido, detalhar as atitudes e comportamentos inerentes ao perfil, dispor quais são as habilidades características da carreira e indicar quais são os conhecimentos básicos e instrumentais desejáveis neste curso.

ITINERÁRIO DE APRENDIZAGEM: INTEGRAR AS UNIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM

Itinerários curriculares e integração de unidades curriculares

Os docentes devem organizar os itinerários curriculares do curso, integrar estes itinerários segundo o perfil profissional, determinar quais são as unidades curriculares desejáveis para cada itinerário e articular as unidades segundo as competências desejáveis.

Unidades curriculares e objetivos de aprendizagem

Os docentes devem determinar quais são os objetivos de aprendizagem para cada unidade, mapear os hard skills e soft skills para cada uma, imaginar quais são os domínios cognitivos relevantes para cada objetivo e categorizar os objetivos para a facilitação da aprendizagem.

Plano de ensino e unidades programáticas

Os docentes devem montar o plano de ensino em função dos objetivos, associar quais são os conteúdos programáticos convergentes, estabelecer as unidades programáticas adequadas e estruturar um cronograma das experiências de aprendizagem necessárias.

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Oficinas de Aprendizagem

Oficinas de Métodos de Ensino

ITINERÁRIO DE APRENDIZAGEM: ARTICULAR AS AÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Planos de aula e materiais instrucionais

Os docentes devem produzir um plano de aula para cada encontro com os estudantes, detalhar quais são os materiais instrucionais para cada encontro, conectar com a fundamentação teórico-prática necessária e indicar quais são as referências textuais e de mídia adequadas.

Experiências de aprendizagem e detalhamento de protocolos

Os docentes devem estipular quais são as experiências de aprendizagem previstas na unidade curricular, determinar quais são os métodos coerentes, descrever o protocolo de aplicação da experiência e construir os instrumentos para que a aplicação tenha o melhor resultado.

Plano de avaliação e critérios de mensuração

Os docentes devem determinar como será o processo de avaliação da unidade curricular, eleger o método adequado para cada experiência, estabelecer quais são os critérios de mensuração e como quantificar objetivamente a aprendizagem conseguida.

ITINERÁRIO DE APRENDIZAGEM: INTERPRETAR E RESOLVER QUESTÕES DE ENADE E SUFICIÊNCIA PROFISSIONAL

Resolução de questões objetivas

Os estudantes devem compreender a estrutura e os elementos de uma questão, interpretar a situação-problema e o comando proposto pelo avaliador e eliminar os distratores que são possíveis, mas incorretos ou inexatos.

Rapidez na leitura e interpretação de textos

Os estudantes devem saber como funciona o cérebro em situações de leitura e compreensão, conhecer as técnicas que dinamizam a leitura e se concentrar na construção da linha de raciocínio que o conduzirá a resposta certa.

Resolução de questões discursivas

Os estudantes devem distinguir comandos sobre fundamentação, diagnóstico e condutas, planejar uma estrutura adequada para a resposta e escrevê-la segundo princípios da redação científica para situações-problema.

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Oficinas de Aprendizagem

Oficinas de Avaliação de Aprendizagem

ITINERÁRIO DE APRENDIZAGEM: MONITORAR A APRENDIZAGEM AO LONGO DO CURSO DE FORMA TRIDIMENSIONAL

Avaliação multinível e aprimoramento contínuo do currículo

Os dirigentes devem organizar a avaliação dos resultados do PPC, acompanhar a aquisição de competências sócio-comportamentais, verificar se as competências de cada carreira foram forjadas e se os objetivos de aprendizagem do curso estão sendo atingidos.

Teste de Progresso e gestão da aquisição de competências DCN-PPC

Os dirigentes devem determinar quais competências são necessários a cada período letivo, organizar a matriz de referência do teste de progresso, elaborar junto ao NDE as encomendas das questões aplicadas e avaliar a evolução dos estudantes ao longo do curso com base nas evidências coletadas.

Avaliação disciplinar e gestão dos saberes teóricos e práticos

Os dirigentes devem coordenar a avaliação das unidades curriculares de forma integrada no itinerário curricular, verificar a eficácia dos métodos de ensino, procurar pelos gargalos de aprendizagem e buscar a atualização e aprimoramento do PPC.

ITINERÁRIO DE APRENDIZAGEM: FORMULAR INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS

Questões objetivas e objetivos de ensino

Os docentes devem escolher o tipo de questão objetiva adequada, conceber o item seguindo a estrutura didaticamente adequada, escrever um comando inequívoco da questão e redigir alternativas viáveis para verificar se os objetivos de ensino foram atingidos pelos estudantes.

Questões discursivas e aquisição de competências

Os docentes devem saber quais competências profissionais e comportamentais precisam ser adquiridas, produzir comandos múltiplos e articulados para aumentar a área da avaliação, redigir o padrão esperado de respostas e estabelecer os critérios publicizáveis de correção e quantificação.

Situação-problema e Taxonomia de Bloom

Os docentes devem construir situações-problema que emulem a realidade da profissão, testar o domínio de saberes teóricos e práticos da carreira, verificar a formulação de hipóteses diagnósticas e assegurar o estabelecimento de condutas dentro de procedimentos operacionais padronizados.

ITINERÁRIO DE APRENDIZAGEM: PRODUZIR DIAGNÓSTICOS DE AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS

Plano de avaliação e matriz de referência

Os docentes devem conceber um plano de avaliação harmonizado com o plano de ensino, construir uma matriz de referência para a disciplina, escolher estratégias de avaliação coerentes com os objetivos de ensino e articular as várias estratégias de avaliação ao longo do período letivo.

Expansão da área da avaliação e análise de dados de aprendizagem

Os docentes devem expandir a área de avaliação em saberes e domínios, identificar as lacunas de aprendizagem dos estudantes, refletir sobre a correlação entre o insucesso e os métodos de ensino adotado e guiar a reformulação de materiais instrucionais e experiências de aprendizagem.

Retomada dos saberes e aprimoramento do currículo

Os docentes devem oferecer feedback para coordenadores e estudantes a partir das testagens, formular experiências de aprendizagem para retomar os saberes, testar os resultados alcançados e modificar planos de ensino e projeto pedagógico com base nas evidências coletadas.

ITINERÁRIO DE APRENDIZAGEM: DOMINAR MÉTODOS DE ESTUDO E ENGAJAMENTO EM PROVAS DE SELEÇÃO

Competências de aprendizagem e resolução de problemas

Os estudantes devem compreender o processo de resolução de problemas ligadas à fundamentação científica, como desenvolver diagnósticos e como estabelecer condutas.

Soft skills no ambiente de trabalho e conduta profissional

Os estudantes devem analisar como são as relações sociais no ambiente de trabalho, como comportar-se de forma adequada e distinguir quais são os códigos de conduta modernos.

Hard skills nas carreiras e procedimentos padrões

Os estudantes devem distinguir a importância do método na execução das tarefas, entender os procedimentos operacionais e se apropriar da importância do pensamento científico.

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Oficinas de Aprendizagem

Oficinas de Avaliação Institucional

ITINERÁRIO DE APRENDIZAGEM: ESTRUTURAR A GOVERNANÇA E A NARRATIVA NOS ATOS AUTORIZATIVOS

Governança acadêmica e núcleos docentes

Os dirigentes devem compor o núcleo docente em função de expertises alinhadas ao projeto, determinar quais serão as lideranças acadêmicas adjuntas ao coordenador de curso, dividir as ações de formação segundo suas expertises e planejar o calendário de tarefas a ser cumpridas.

Formulários eletrônicos e visitas in loco

Os dirigentes devem explicar as bases da dimensão didático-pedagógica, demonstrar como a composição do corpo docente está alinhada, indicar como a infraestrutura oferecida colabora para a formação e provar como todos os requisitos legais estão sendo cumpridos.

Apropriação de avaliações de processos e resultados

Os dirigentes devem analisar as aprendizagens e os valores agregados pelo curso, perceber como os insumos alteram os índices de curso e da IES, apropriar-se da avaliação das condições de oferta e investigar os resultados avaliativos pela ótica das comissões próprias.

ITINERÁRIO DE APRENDIZAGEM: PREPARAR A IES PARA AVALIAÇÕES EXTERNAS DE SUFICIÊNCIA PROFISSIONAL

Relatórios do Enade e Competências das DCN

Os dirigentes devem avaliar a formação oferecida por meio de dados externos, verificar a aquisição de competências sócio-comportamentais, avaliar a geração de competências da carreira e checar a presença dos saberes teóricos e práticos da carreira.

Diagnóstico dos resultados e interface com o PPC

Os dirigentes devem categorizar as unidades curriculares em itinerários curriculares, classificar os dados de avaliação, identificar onde se originam as lacunas de formação e como aprimorar o currículo em face das evidências coletadas

Simulação de exames e geração de prognósticos

Os dirigentes devem organizar o trabalho do NDE por itinerários curriculares, colaborar com os planos de avaliação das unidades curriculares, identificar as evidências de não-aprendizagem e coordenar as providências a tomar nos itinerários curriculares.

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